Leitores

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Mudas são plantadas às margens do Rio Itapecuru, em Codó

Replantio de uma área de 200m contou com a participação de estudantes.
28/05/2013 -

Mudas de árvores nativas da região cortada pelo Rio Itapecuru começaram a ser plantadas em Codó. A iniciativa de reflorestamento de áreas às margens do rio é de uma organização não governamental, e conta com o apoio de estudantes da cidade.

O replantio de 200 metros da margem do rio contou com a participação de vários jovens. Cinquenta mudas foram escolhidas, conforme a necessidade do local e capacidade de adaptação. “Escolhemos a mamorana, acácia azul, ipês, pau d’água, azeitona, cameleira, entre outras. A expectativa é que em dois anos tenhamos bons resultados”, informou o engenheiro agrônomo Ricardo Almeida.

Para os alunos, é uma mostra da preocupação com a preservação das margens do maior rio do Maranhão. “Isso é muito importante porque vai incentivar os jovens a manter o meio ambiente e preservar esse patrimônio tão importante da nossa cidade”, disse Igor Oliveira.

Cuidar da recuperação da mata ciliar do rio tem vital importância no combate a problemas causados por enchentes. “Se a margem do rio estiver revitalizada, equilibrada, pode até acontecer enchente, mas vai ser de menor proporção”, disse a promotora comunitária da Plan, Maria da Piedade Ferreira.

Até o dia 29 de maio o plantio ainda ocorrerá no Itapecuru, dentro da cidade de Timbiras, e no Rio Peritoró. Na cidade de Codó, a preocupação agora é com a preservação do espaço replantado. “Já estamos, inclusive, com uma parceria com a Guarda Municipal e a Secretaria de Meio Ambiente do município para que eles possam disponibilizar pessoas para fazer a limpeza da área e impedir o vandalismo ou ação de animais”, explicou Anselmo Costa, assistente técnico da Plan.

0 comentários:

Postar um comentário

Vídeos

Deixe seu Pedido

Seguidores