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quarta-feira, 13 de abril de 2016

Anatel acredita que limite de franquia de dados em internet fixa pode ser benéfico

Anatel acredita que limite de franquia de dados em internet fixa pode ser benéfico

anatel sede
Algumas operadoras parecem estar dispostas a voltar a limitar a franquia mensal de dados dos consumidores de internet fixa – como ocorre com planos móveis – e, se os consumidores provavelmente não vão gostar muito disso, pelo menos a Anatel é a favor da medida. O superintendente de competição da agência, Carlos Baigorri, explicou ao Convergência Digital que acredita que o limite de franquia de dados pode ser benéfico para parte dos consumidores.
Para definir o limite da franquia oferecido em seus planos, as operadoras usam estatísticas revistas periodicamente para determinar um “perfil de usuário médio”. Mas são poucos os que estouram o limite – para a maioria dos usuários, o que é oferecido pela operadora acaba sendo mais do que o suficiente para o mês.
A partir disso, Baigorri argumenta que a internet ilimitada acaba prejudicando os usuários menos hardcore de internet – eles acabam pagando mais por causa daqueles que baixam torrent sem parar, não saem do YouTube, assistem Netflix todos os dias e ouvem música no Spotify online sem parar. Eis o que ele disse ao Convergência Digital:
“Não existe um único consumidor, então para quem está abaixo da média, consome menos, o limite é melhor. E pior para quem consome muito”
Como exatamente pode ser melhor Baigorri não explicou.
A questão do limite de franquia voltou a ser discutido depois da Vivo começar, na semana passada, a oferecer novos contratos a clientes de banda larga fixa com limite de franquia de dados – os planos mais baratos terão consumo de 10 GB mensais, enquanto os mais premium terão 130 GB. A operadora diz que a cobrança adicional só começará a ser feita no ano que vem.
NET e Oi também, ao menos em teoria, limitam a franquia de dados dos seus clientes fixos, mas na prática é raro alguém ter a internet cortada ou até mesmo a velocidade reduzida por ter ultrapassado o consumo mensal disponível. No caso da Oi, ninguém realmente sofre nenhum tipo de corte, mesmo que esteja definido no contrato.
Em tempos de crescimento do consumo de conteúdo na nuvem, é preocupante que nossas operadoras voltem com a ideia de cortar – ou mesmo limitar – a velocidade da internet por termos consumido demais em determinado mês. Mais preocupante ainda é ver que a agência reguladora acha que a prática pode ser benéfica para alguém.
[Convergência Digital via Tecnoblog].

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